Portimão, Portugal
Nem a quebra da terrível sequência de 15 corridas seguidas sem avançar ao Q3 do Treino Classificatório por Sebastian Vettel foi capaz de dar vida nova à Aston Martin. A equipe que dizia brigar pela 3ª posição no campeonato de construtores hoje amarga um 7° lugar na tabela, com apenas 5 pontos conquistados nos três primeiros eventos do calendário de 2021. Em Portugal, Vettel foi o 13° e Stroll, seu companheiro, o 14°. E, para o tetracampeão, que largou em 10°, ainda haverá muito trabalho para a equipe ao longo desta temporada.
Tanto Lance como Sebastian não tiveram o ritmo de corrida esperado. Os dois demoraram a atingir as temperaturas esperadas dos pneus sob o asfalto escorregadio, o que levou a serem superados até pela Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, que ultrapassou Vettel a 11 voltas do fim para sagrar-se no 11° lugar, que, na teoria, brigaria por posições abaixo da Aston Martin. Mas não é o que temos visto.
"Foi uma corrida animada e difícil nos tiros longos com os pneus médios", disse Vettel. "Acho que depois de 10 voltas foi realmente difícil se manter perto do grupo da frente [com Norris, da McLaren, as duas Ferraris de Sainz e Leclerc, Esteban Ocon, da Alpine, e Gasly e sua AlphaTauri] e simplesmente não conseguimos acompanhá-los e, no fim, os perdemos de vista. Aparentemente, no geral, nós simplesmente não tínhamos o ritmo necessario para marcar pontos."
E Sebastian completou: "Eu acho que entendemos o carro cada vez melhor, mas ainda falta um pouco de velocidade, então precisamos trabalhar nisso."
Quando perguntado se a estratégia utilizada também poderia ter tido impacto negativo, o piloto foi curto e deixou claro qual aparenta ser o problema do carro.
"Eu não acho que poderíamos ter feito algo diferente quanto à estratégia, mas, no geral, não tivemos o ritmo ou a consistência para acompanhar o grupo que lutava pelos pontos."
"Olhando por um lado positivo, eu terei novas partes no carro na semana que vem, o que aparenta ser um passo na direção certa", afirmou. "Mas a real prioridade é um sábado mais 'limpo', o que é chave para um melhor domingo", encerrou.
Vale destacar que o alemão não entrou no asfalto com as mesmas configurações de Lance. O canadense recebeu atualizações já para a prova em Portugal, enquanto Sebastian entrou com uma configuração semelhante à utilizada em Ímola.
O Grande Prêmio da Espanha terá início já na próxima sexta-feira (07), com os treinos livres 1 e 2. O Zona Mista, como sempre, fará a cobertura completa do fim de semana, cobrindo todas as sessões e com análises de ritmo. Ainda, não perca nossas atualizações ao longo da semana com análises da telemetria e estratégia sobre o domingo em Portimão. Nos siga no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente mais nada do mundo da Fórmula 1!
Comments