Por Redação do ZonaMista.net – 12 de novembro
Lewis Hamilton venceu Max Verstappen e a Red Bull durante o Treino Classificatório desta sexta-feira (12) durante o Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, mas a direção de prova teve – muito – trabalho após a sessão.
O heptacampeão está sendo atualmente investigado por uma possível irregularidade no DRS durante o Qualifying. Após o treino, o W12 do inglês não passou na checagem da FIA, que notou a abertura da asa móvel além do máximo permitido.
A federação informou que só dará um ponto final ao caso no sábado (13), após testagens durante a madrugada. Caso seja comprovada, Hamilton será desclassificado do Treino Oficial e largará de trás do grid na Classificação Sprint, no mesmo sábado. Vale lembrar que o britânico já receberá uma penalização de cinco posições no domingo (14) por outra troca de motor.
Contudo, algumas horas após a decisão, a FIA publicou outra nota informando uma audiência com Verstappen às 09h30 (de Brasília) de sábado. O motivo: possível infração do Artigo 2.5.1 do regulamento.
O artigo diz: "Dentro do Parc Fermè (Parque Fechado), apenas oficiais autorizados podem entrar. Nenhuma operação, verificação, ajuste ou checagem é permitida a não ser que seja autorizada pelos mesmos oficiais ou pelo regulamento aplicável."
A história toda se dá após o atual líder do campeonato de pilotos ir até o carro de Hamilton durante o pós-Classificação e tocar na asa traseira do W12, o que pode se caracterizar ilegal perante o Artigo 2.5.1.
Um vídeo de um torcedor em Interlagos flagrou exatamente o momento:
Resumindo, ambos os favoritos ao mundial podem receber punições neste sábado. A agenda para o resto do final de semana em São Paulo: o 2° Treino Livre às 12h e a Classificação Sprint às 16h30 de sábado. Já às 14h de domingo, por fim, a corrida.
Comments