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Verstappen bate, Hamilton erra e Pérez vence o GP do Azerbaijão

Atualizado: 6 de jun. de 2021


Pérez sendo seguido por Hamilton, durante o GP do Azerbaijão — Foto: Red Bull Racing Honda

Max Verstappen conseguiu se recuperar de um 3° lugar no grid, mas acabou sofrendo um acidente e abandonando o GP do Azerbaijão; Lewis Hamilton poderia ficar com a liderança, mas travou pneus e foi para o fundo do grid na penúltima volta. Essa é a grande história da corrida vencida por Sergio Pérez, que se recupera de um início irregular de temporada. Primeiro pódio e primeira vitória na nova equipe para o mexicano. Sebastian Vettel e Pierre Gasly completaram o top 3.


 

O que rolou no Treino Classificatório?

Em um sábado cheio de emoções, com uma disputa intensa pela pole position e que terminou prematuramente em face a um dos vários acidentes da sessão, o raio tornou a cair pela segunda vez no mesmo lugar. O monagesco Charles Leclerc, após ter marcado a melhor volta do Q3 ainda no início do treino, foi beneficiado pelo acidente de Yuki Tsunoda, que perdeu o controle da sua AlphaTauri na curva 3, provocando uma bandeira vermelha. Como não haveria mais tempo para uma nova volta de instalação, a pole ficou novamente com o piloto da Ferrari, que vem em uma excelente evolução.

 

A corrida

Dada a largada, Leclerc traciona bem e mantém a 1ª posição. Hamilton e Max foram cautelosos e mantiveram os 2º e 3° lugares. Sergio Pérez fez excelente largada, ganhando duas posições e assumindo a 4ª colocação. Gasly e Sainz vinham em 5º e 6º, respectivamente. Enquanto isso, Fernando Alonso, que vem mostrando, aos poucos, estar recuperando sua boa forma, consegue assumir o 7° posto. Tsunoda também fez boa largada, seguido de Vettel. Bottas fez uma largada conservadora e conseguiu manter a 10ª posição.

Na volta 13, após as paradas de Hamilton, Verstappen e Pérez, a prova tinha um novo líder: Sebastian Vettel, que vinha fazendo uma ótima prova. Max e Checo conseguem fazer seus pneus mais novos valerem e ultrapassam Hamilton, que agora vinha na 4ª posição. Largando em último, Lance Stroll ocupava a 5ª posição, mas ainda com pneus antigos.

Após 20 voltas completadas, Vettel finalmente fez sua parada nos boxes e Verstappen assume a primeira posição, seguido de Pérez e Hamilton, que não conseguia se aproximar do mexicano para brigar pela 2ª posição. Stroll vinha em 4º, Gasly, em 5º, e Leclerc, em 6º. Vettel retornou do pit lane na 7ª posição, seguido de Tsunoda, Norris e Bottas. Daniel Ricciardo era o 11º, seguido de Alonso, Giovinazzi, Sainz e Raikkonen. Russel vinha na 16ª posição, logo após Latifi, Schumacher e Mazepin.

Um dos destaques da prova, de repente Lance Stroll começou a perder o controle de sua Aston Martin e se viu atingindo violentamente o muro, causando a entrada do Safety Car. Contudo, o grande ponto da questão focava nos pneus, que poderiam novamente ter vida útil menor do que o esperado, causando insatisfação das equipes.

A esperança para alguma ultrapassagem seria a janela de troca de pneus, prevista para acontecer entre as voltas 19 e 24. Uma boa parada, aliada ao retorno à pista sem a proximidade com retardatários, poderia proporcionar ao piloto o ganho de uma ou duas posições.

Após o carro de Stroll ser retirado, foi dada a relargada com Verstappen, Pérez e Hamilton mantendo suas posições. Enquanto isso, Vettel, com manobras arrojadas, consegue superar Gasly e Leclerc, para assumir a 4ª posição. Corridaça do tetracampeão. Enquanto isso, Pierre conseguia ultrapassar Leclerc e assumir a 5ª posição. Já no miolo do grid, Bottas seguia sofrendo seu inferno astral, perdendo a 10ª posição e caindo para 14º.

Mas a sorte de campeão não abandou Lewis Hamilton. Na reta principal, durante a volta 47, Max Verstappen trouxe seu carro muito pela linha de dentro, no lado sujo da pista, perdendo aderência e o controle da sua Red Bull e atingiu violentamente o muro. Era final de prova para o holandês e a causa da uma nova entrada de Safety Car. Mais: logo após, a direção de prova optou por interromper a prova para a limpeza da pista. Desse modo, os carros foram alinhados no pit lane, seguindo a bandeira vermelha. Era garantia de um final de prova eletrizante, pois quase todos realizaram a troca de pneus optando pelos compostos macios.

Verstappen lamenta vitória escapando logo no fim da prova — Foto: Getty Images

Agora, as equipes definiam novas estratégias e os pilotos mantinham-se muito concentrados para que, nas últimas duas voltas, pudessem realizar ultrapassagens e, assim, garantir a melhor colocação quando a bandeira quadriculada for tremulada.

E com uma relargada tal como acontece no início dos GPs, alinhados no grid e aguardando o apagar das luzes vermelhas, Hamilton chegou a tomar a frente de Pérez, mas travou pneus e passou direto na curva 1, caindo para a última posição. Checo, que não teve nada com isso, manteve a 1ª posição. Vettel terminou em 2º e Gasly, em briga muito acirrada com Leclerc, em 3°.

Equipe da RBR celebra vitória em Baku — Foto: Red Bull Racing Honda


 

Resultados


O resultado do Grande Prêmio em Baku — Foto: Getty Images


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