Mercedes sobraram e Racing Point surpreendeu
Veja todos os detalhes da sexta-feira de F1
Por Saulo Bastos - Spielberg, Áustria
Após grande período de incertezas provocado pela pandemia do novo coronavírus que atinge o mundo, finalmente a temporada 2020 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 terá início. Anteriormente, a Austrália sediaria o GP de abertura do campeonato, no dia 12 de março com os treinos livres 1 e 2, culminando com a corrida no dia 15.
Ao longo dos meses que sucederam as datas originais, várias provas foram canceladas e somente quando houve uma certeza de segurança para equipes e pilotos os organizadores chegaram ao atual calendário. Para os fãs saudosistas dos finais de semana movimentados nos circuitos a espera foi longa, porém, finalmente chegou o grande dia do ronco dos motores ecoar no vazio Red Bull Ring, com as atividades dos Treinos Livres 1 e 2.
Pista úmida marca o começo do TL1
Pouco antes do início do free practice, uma chuva atingiu o autódromo, o que fez as equipes escolherem os pneus intermediários, que logo foram substituídos pelos slicks. Daí em diante, os tempos das voltas foram baixando e os pilotos alternando a liderança.
Todos estavam de olho em situações pontuais que antecederam a temporada, como o desempenho das Mercedes e da Racing Point, acusada por alguns times de estar utilizando uma cópia do carro de 2019 da própria Mercedes. As duas equipes possuem contrato de parceria técnica e fornecimento de unidades de potência (e inegavelmente algo mais).
No outro extremo, a Williams, após a decepcionante temporada de 2019, não amargou nos últimos lugares. Entretanto, a Haas de Grosjean teve problemas de freios, algo que vem acontecendo desde o ano passado. Por fim, a Alpha Tauri, antiga Toro Rosso, causou surpresa negativa, com Kvyat terminando a sessão na penúltima posição.
No miolo, tivemos as Alfa Romeu, Renault e Haas. Junto, a Ferrari, fazendo tempos discretos e criando assim uma grande expectativa sobre qual seria o desempenho dos carros no Treino Livre 2.
TL 2 é marcado pela evolução dos tempos de voltas
O ‘Inglês Voador’ Lewis Hamilton, que se destacou nas semanas anteriores engajado na luta contra o racismo, marcou no TL1 o melhor tempo em 1:04.816, um pouco abaixo do tempo obtido pelo mesmo piloto no TL1 do GP de 2019, indicando que os tempos seriam melhores já na segunda sessão.
Novamente, as Mercedes fizeram a dobradinha, com Lewis em primeiro e Valtteri em segundo, tendo o primeiro marcado 1:04.304. Sérgio Perez, mostrando estar em ótima sintonia com sua Racing Point, anotou o terceiro tempo, seguido de um surpreendente Vettel, ante às inúmeras declarações da Ferrari sobre a deficiência de seus carros. Riccardo anotou o quinto tempo, seguido de uma promissora McLaren, pilotada por Lando Norris.
Stroll anotou o sétimo tempo, mostrando que a Racing Point chegou muito bem para este campeonato. Verstappen foi apenas o oitavo um, uma posição decepcionante para suas ambições e da Red Bull. Daí em diante as demais posições foram semelhantes ao TL1, com a Williams voltando a andar em último com o estreante Latifi, que curiosamente não melhorou seu tempo, ao contrário de seu companheiro de equipe, Russel, que teve suave melhora. Haas, Alfa Romeu e Alpha Tauri tiveram participações discretas, não sendo ainda motivo de pânico a respeito do desempenho de seus carros.
Neste sábado (04), das 07h às 08h acontecerá o Terceiro Treino Livre e às 10h o Treino Oficial, que definirá o grid de largada do primeiro GP da Temporada 2020, que terá cobertura completa do ZonaMista.net.
Comments