Por Flavio Monteiro – 07 de março
Em confronto válido pela 28ª rodada da Premier League, o Tottenham recebeu o Everton no Tottenham Hotspur Stadium nesta segunda-feira (07), em um jogo totalmente dominado pelos Spurs, que, comandados por Harry Kane, Dejan Kulusevski e Matt Doherty, venceram os Toffees por 5 a 0.
Os primeiros minutos da partida começaram truncados. Ambos os times buscavam seu espaço dentro de campo, mas com muita dificuldade de construir jogadas e chegar próximo ao gol. Conforme os jogadores começaram a esquentar, os espaços passaram a aparecer. Richarlison recebeu um lindo lançamento dentro da área aos sete minutos, mas furou na hora de finalizar. Já pelos Spurs, Son saiu cara a cara com Pickford após linda bola enfiada por Kane, mas acabou desarmado por Gordon antes do arremate.
A partida passou a ser bem dinâmica, com os dois times chegando de maneira interessante à frente, apesar das poucas finalizações. Mas isso mudou aos 14 minutos. Em uma excelente trama pela esquerda, Ben Davies adiantou a bola para Sessegnon, que cruzou para Kane dentro da área. O camisa 10 nem precisou finalizar, já que o zagueiro Michael Keane mandou a bola para seu próprio patrimônio, abrindo o placar para o Tottenham.
A partir daí, o jogo passou a ser dominado pelos Spurs. Logo em seguida, aos 17, Kane bagunçou a marcação com sua movimentação, passou para Kulusevski, que enfiou a bola para Son chegar fuzilando: 2 a 0.
Após o segundo gol, o Tottenham passou a deixar a posse com o Everton, buscando sempre contra-ataques em transição rápida. A pressão que os Spurs geravam sem bola era essencial para que a estratégia funcionasse.
O Tottenham massacrava o Everton, com um número absurdo de finalizações. Dessa forma, não foi surpresa nenhuma quando o terceiro gol veio. Após saída rápida de Lloris, Doherty enfiou uma bola perfeita para Kane ganhar de Keane na corrida e finalizar cara a cara com Pickford com uma facilidade esmagadora. Os comandados de Antonio Conte apresentavam a transição rápida como sua principal arma ofensiva e dificultavam a criação do Everton com a excelente compactação do time.
Assim, o segundo tempo foi quase protocolar, servindo somente para os Spurs ampliarem o placar. E isso foi feito logo no primeiro lance: em excelente contra-ataque, Son passou para Kulusevski cruzar na área. A bola atravessou a a defesa até chegar em Reguillón, que finalizou paras as redes logo em seu primeiro toque na bola, após substituir Sessegnon, que reclamou de possível contusão antes do intervalo.
O jogo já estava liquidado. O Everton parecia entregue, tinha dificuldades enormes para sair jogando, já que o Tottenham incomodava muito com sua marcação pressão na entrada da área. E foi exatamente dessa forma que saiu o quinto e último tento. A bola foi interceptada na intermediaria do durante a saída de jogo, antes de um excelente lançamento de Doherty para outra finalização precisa de Kane. 5 a 0.
Mesmo com a vantagem imensa no placar, os Whites seguiam buscando o sexto gol, contando com a imensa atuação do seu lado direito, composto por Doherty e Kulusevski, as principais armas do time na partida. Mas o placar não se alterou até o final do jogo.
Ainda teve tempo para um reencontro no jogo: Dele Ali, ex-meia dos Spurs, pela primeira vez enfrentou seu antigo clube. Até teve um espaço interessante para jogar, contando com o cansaço dos londrinos, mas com pouco efeito real sobre a partida.
A vitória aproxima o Tottenham do G4 da Premier League, onde está somente a três pontos do rival Arsenal, que ocupa a quarta colocação, mas com um jogo a mais que os Gunners. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Manchester United, no Old Trafford, no sábado (12).
Já o Everton se vê cada vez mais em risco, ficando somente a um ponto da zona de rebaixamento. E os Toffees têm parada dura no próximo domingo (13), quando recebem o Wolverhampton em seus domínios, em Liverpool.
Comments