Pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Inglaterra de 2018, a Mercedes não lidera o campeonato de construtores. Após a recente vitória de Max Verstappen no Grande Prêmio de Mônaco, tanto a equipe alemã quanto o heptacampeão Lewis Hamilton foram ultrapassados pela RBR e seu piloto vencedor. Assim, Toto Wolff, chefe de equipe das Silver Arrows, descreveu a prova como a pior nos dias recentes - Valtteri Bottas abandonou por um problema no pit stop e Hamilton foi apenas o 7°.
A corrida do finlandês era boa, relativamente, já que estava apenas atrás de Verstappen, na 2ª posição. Contudo, ao ir para os boxes, Bottas e os mecânicos da Mercedes foram surpreendidos pelo pneu dianteiro direito, que acabou ficando preso, à medida em que a porca pareceu ter folgado. Por outro lado, os compostos macios de Valtteri já estavam bem mais degradados do que os de Max na liderança, o que demonstrava os primeiros sinais de infelicidade para a Mercedes no fim de semana.
"Eu preferiria terminar em 3° e 7° lugar do que somente em 7°, mas você precisa aceitar a derrota. Hoje, perdemos alguns pontos", lamentou Wolff. "É um campeonato longo, vai pender para algum lado e, no final das contas, vamos ver em Abu Dhabi quem estará mais à frente."
"Foi um dia desastroso para ele [Valtteri Bottas] e tampouco foi melhor para nós. Nos faltou ritmo durante o fim de semana inteiro, é simples assim, e a falha no pit stop é algo a ser estudado, já que acertamos completamente na porca. Já com o Lewis, simplesmente não tivemos ritmo no carro", explicou o mandachuva.
Toto também comentou a tentativa miserável de undercut de Hamilton para cima de Pierre Gasly, da AlphaTauri, na 29ª volta. O heptcampeão acabou não elevando a temperatura de seus pneus duros a tempo e não só não ultrapassou o francês como também perdeu o 6º lugar, já que Sebastian Vettel conseguiu subir da 7ª para a 5ª colocação após sair do pit lane na volta seguinte.
"O undercut parecia a única maneira viável de ultrapassar Gasly e, com o aquecimento dos pneus e sabendo exatamente o intervalo de antes [de Hamilton parar], aquele um, um segundo e meio era suficiente para ele permanecer na frente", explicou.
"Não houve erros. A volta de saída dos boxes foi boa, o pit stop foi OK, mas simplesmente não foi o bastante."
Fechando a entrevista, Wolff relembrou brincando as comemorações de quando Nico Rosberg venceu o mesmo GP, em 2013.
"Eu me diverti mais quando vencemos em 2013 e festejamos até sete horas da manhã", disse, dando risada. "Alguém bebeu a água das flores. E agora não terá nenhuma festa. Eu vou para casa, olhar a telemetria, reassistir a corrida e pedir uma pizza."
No fim, o resultado para o dia desastroso da Mercedes foi a perda das lideranças e a ausência da equipe no pódio de Monte Carlo pela primeira vez desde 2017. No mais, que a pizza tenha sido um pequeno alento ao péssimo GP de Toto Wolff.
Comments