Por Luciano Melo – 22 de maio
Neste domingo (22), Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Espanha de 2022 e tomou a liderança do campeonato de pilotos. A prova foi recheada de emoções, a partir do abandono do pole position e até então líder da corrida, Charles Leclerc, por queda de desempenho do motor de sua Ferrari.
Sergio Pérez chegou em 2° lugar e garantiu a segunda dobradinha da equipe Red Bull na temporada. George Russell terminou em 3° pela Mercedes, após ter protagonizado a maior disputa da corrida, contra Verstappen.
Além do calor na Catalunha, o forte vento na curva 4 também agravou a pilotagem: logo no início, Carlos Sainz, da Ferrari, até então no quinto lugar, e Verstappen, vice-líder, à época, acabaram rodando e deixando a pista. Isso deixou Leclerc com uma vantagem confortável, até que o motor do ferrarista abrir o bico na volta 27. O piloto reagiu com muita frustração no rádio antes de se dirigir aos boxes para estacionar seu F1-75.
Antes disso, Russell e Verstappen, que sofria de um sério defeito em sua asa móvel, fizeram uma briga intensa pela segunda posição. Verstappen trocou pneus na volta 29 e alcançou Russell na 37, quando o inglês colocou os compostos médios após ser ultrapassado por Pérez.
O mexicano estava na liderança, mas logo foi chamado para um novo conjunto de amarelos. Verstappen estava seguindo outra estratégia, de três paradas, e trocou pneus novamente, agora por macios, na volta 45. Foi questão de tempo tirar a liderança do companheiro de equipe, que tão logo o cedeu passagem.
Agora, Verstappen é lider do campeonato de pilotos, com 110 pontos. Leclerc é segundo, com 104. No próximo final de semana, a F1 chega à mais charmosa de suas provas com o GP de Mônaco, pela a 7ª corrida da temporada.
Comments