top of page

VEJA TAMBÉM

Racing Point é punida por pontos e milhões de reais por irregularidade em carros; entenda a situação

  • FIA aceitou protesto veiculados pela Renault após o Grande Prêmio da Estíria

  • Equipe poderá recorrer em até 24 horas


Por Redação do ZonaMista.net — Silverstone, Inglaterra


Carros foram flagrados com partes copiadas do W11 da Mercedes, do ano passado — Foto: Getty Images

A Racing Point foi multada em 400 mil euros (aproximadamente R$ 2,5 milhões) e com perda de 15 pontos no mundial de construtores por ter supostamente copiado o carro da Mercedes do ano passado. As punições foram oficializadas após protesto da Renault, após a segunda corrida da temporada, na Áustria. Na época, o ZonaMista.net realizou uma análise sobre as possíveis consequências e trouxe toda a explicação sobre a situação da equipe rosa. Se ainda não leu, clique aqui!






"Como os dutos de freios do (modelo) RP20 não foram executados no RP19 em 2019, e os comissários acreditam que o esforço de projeto gasto pela Racing Point na adaptação das peças originalmente projetadas pela Mercedes para o W10 empalidece em comparação com o significado do original da Mercedes, os comissários concluem que o principal designer dos dutos de freios do RP20 era a Mercedes, não a Racing Point", dizia a nota oficial da FIA (Federação Internacional do Automobilismo).



Apesar da considerável dedução na tabela, Sergio Pérez e Lance Stroll mantiveram suas pontuações na classificação geral dos pilotos (em sétimo e oitavo, respectivamente). Lembrando que as cifras ao fim das temporada, que são divididas entre todas as equipes do grid, são designadas a partir da colocação final dos atletas e, não, dos construtores. Com isso, a Racing Point não seria diretamente afetada no setor financeiro pelas reprimidas.


Ainda, a FIA permitiu com que a Racing Point termine a temporada se utilizando dos dutos de freio, principal motivo de protestos da Renault e da punição gerada pela instituição, até o fim da temporada.


Otmar Szafnauer, chefe de equipe da Racing Point; equipe foi punida em mais de R$ 2 mi — Foto: BWT Racing Point F1 Team

As punições se dão após uma série de protestos requisitados pela equipe francesa. Ao todo, foram três: após os GPs da Estíria, Hungria e Inglaterra. Vale ressaltar


A temporada 2020 segue com os motores ligados! A partir desta sexta-feira (07), com os treinos livres 1 e 2, os pilotos voltam ao asfalto para o segundo round da rodada-dupla em Silverstone, na Inglaterra. O ZonaMista.net, claro, fará a cobertura completa do fim de semana!

Comments


bottom of page