Por Redação – 13 de dezembro
Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, a Federação Portuguesa de Futebol já definiu um dos alvos para substituir Fernando Santos no comando técnico da seleção de Portugal: José Mourinho.
Segundo a reportagem, a entidade considera a possibilidade de oferecer um acordo no qual Mourinho pudesse permanecer trabalhando na Roma, da Itália, seu atual clube, enquanto exerce o cargo nacional. O técnico, em um primeiro momento, teria se interessado pela ideia.
Os últimos meses de Santos no comando de Portugal foram de altos e baixos. A equipe teve dificuldades para se classificar à Copa do Catar, conquistando vaga na repescagem, mas chegou ao mata-mata como primeiro colocado do Grupo H, que também tinha Coréia do Sul, Gana e Uruguai – os dois últimos foram eliminados.
No mata-mata, os portugueses avançaram com facilidade sobre a Suíça, com vitória por 6 a 1 muito marcada pela ausência de Cristiano Ronaldo no time titular, colocado no banco de reservas. Nas quartas, contudo, o time caiu frente à sensação do Mundial, Marrocos, com derrota de 1 a 0. Ronaldo, outra vez, ficou no banco e entrou no decorrer do segundo tempo.
Mourinho é considerado um dos melhores técnicos da história recente do futebol. Em toda sua carreira, são 26 títulos conquistados, incluindo dois troféus da Liga dos Campeões, duas Ligas Europas e uma Liga Conferência, mais recentemente.
Caso assuma a seleção de seu país, seria a primeira vez que o português atuaria além do futebol de clubes.
Comments