Por Ana Beatriz Zamai – 31 de outubro
O já campeão Max Verstappen (Red Bull) conquistou neste sábado (29) mais uma pole position na sua carreira e começou o Grande Prêmio do México com uma boa largada, se mantendo na ponta, seguido pela troca de posições das duas Mercedes em relação ao grid original, Lewis Hamilton e George Russell, que logo perdeu posição para Sergio Perez (Red Bull). As duas Ferraris vieram logo em seguida, com Carlos Sainz e Charles Leclerc. Fernando Alonso (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Esteban Ocon (Alpine) e Lando Norris (McLaren) completaram os dez primeiros até pelo menos a décima volta.
O restante do pelotão foi formado por Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Daniel Ricciardo (McLaren), Zhou (Alfa Romeo), as duas Aston Martin, Sebastian Vettel e Lance Stroll, Pierre Gasly (Alpha Tauri), Alex Albon (Williams), Mick Schumacher (Haas), Nicholas Latifi (Williams) e Kevin Magnussen (Haas). Essa formação continuou por um bom tempo, tendo apenas uma alteração quando ambos Gasly e Stroll saíram da pista e o francês ultrapassou o canadense. Pierre tomou cinco segundos de punição por ter colocado outro piloto para fora da pista.
Com as trocas de pneus, George Russell assumiu a liderança da prova, seguido por Verstappen, Hamilton e Perez. Sainz estaria mais à frente, mas teve um atraso na troca de seu pneu traseiro direito. Na volta 42, Esteban Ocon fez uma bela manobra e ultrapassou Valtteri Bottas. Quatro voltas depois, os dois pilotos ultrapassaram Zhou, e Bottas até tentou reconquistar seu lugar, sem sucesso.
Faltando 20 voltas para o fim, houve uma leve colisão envolvendo Ricciardo e Tsunoda, na tentativa de ultrapassagem do australiano. Yuki acabou abandonando a corrida e Daniel se manteve em décimo primeiro, mas tomou dez segundos de punição. O companheiro de equipe de Tsunoda, Pierre Gasly, fez uma ultrapassagem pra cima de Sebastian Vettel, que foi ultrapassado também por Zhou.
Na 65ª volta, Fernando Alonso abandonou a prova, gerando apenas um Virtual Safety Car. Por fim, Max Verstappen vence mais uma prova e ultrapassa Ayrton Senna e Michael Schumacher no número de vitórias em uma mesma temporada.
Além dos demais pontos conquistados por pontuação, George Russell conquistou um ponto a mais por ter feito a volta mais rápida.
A Fórmula 1 retorna dia 11 de novembro para o Grande Prêmio do Brasil.
Comments