top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Inglaterra: Do terceiro treino livre ao Qualifying, veja tudo o que rolou no sábado da F1

Atualizado: 3 de ago. de 2020

  • Lewis Hamilton conseguiu a pole e quebra de recorde

  • Vettel seguiu com problemas e largará só em 10°


Por Saulo Bastos, com edição de Valentin Furlan — Silverstone, Inglaterra


Lewis Hamilton largará na ponta neste domingo (02) — Foto: Mercedes-AMG F1

O sábado (01) de Fórmula 1 no circuito de Silverstone foi muito movimentado. Com quebra de recordes e rodadas, não faltou tensão sob o asfalto. O ZonaMista.net fez a cobertura completa do 3° Treino Livre e do Treino Classificatório e te informa sobre todos os detalhes do último dia antes do GP da Inglaterra. Acompanhe tudo abaixo:




+ Veja tudo o que rolou no segundo treino livre, desta sexta-feira!



PRACTICE 3


As equipes aproveitaram o terceiro treino livre para realizarem os últimos ajustes em seus carros objetivando o melhor desempenho para o Qualifyling de logo mais, às 10h.


Com uma certa timidez, os pilotos levaram seus carros à pista e começaram a baixar os tempos obtidos nas duas sessões anteriores, na sexta-feira (31). Era um sinal de que o asfalto havia melhorado, pois estava mais emborrachado devido às atividades das categorias preliminares. Já as condições meteorológicas estavam bastante diferentes do dia anterior, uma vez que algumas nuvens carregadas se aproximavam.


As Mercedes fizeram a dobradinha, com Valtteri Bottas marcando 1m25s873, único a marcar na casa de 1m25s, seguido de Lewis Hamilton, que também melhorou seu tempo de volta, comparado com os tempos do dia anterior. Max Verstappen marcou o terceiro tempo com sua Red Bull, seguido da Racing Point de Lance Stroll. Carlos Sainz foi o quinto, Chales Leclerc terminou na sexta colocação e Lando Norris na sétima. Ricciardo, Hulkenberg e Gasly fecharam os dez primeiros.


A seguir, Daniil Kvyat, Esteban Ocon, Alexander Albon —que treinou apenas nos 15 minutos finais, com problemas na suspensão pelo acidente desta sexta— e Vettel, que conseguiu levar a Ferrari apenas à 14ª posição, confirmando os sérios problemas que atingiram seu carro durante todo o fim de semana. Grosjean marcou o 15º tempo, seguido de Russell, que tem feito um belo trabalho com sua limitada Williams. Giovinazzi, Magnussen, Raikkonen e Latifi completaram os resultados.


Veja a classificação, ao final do treino:


Tempos do terceiro treino livre em Silverstone — Foto: FOM / Reprodução


TREINO CLASSIFICATÓRIO




+ Veja tudo o que rolou no segundo treino livre, desta sexta-feira!



Q1


Com o cronômetro em ação, as equipes partiram para a primeira parte do treino, buscando volta a volta um bom tempo para se garantirem na etapa seguinte, já que os cinco piores acabariam pelo caminho.


E, como era de se esperar, as Mercedes foram bem e dobraram as primeiras posições, com Bottas na ponta e Hamilton atrás. Em seguida, vinha a Red Bull de Max Versttapen, antecedendo as duas Racing Points, que pilotavam muito bem, com Nico Hukenberg substituindo o Sergio Pérez, diagnosticado com o novo coronavírus, de última hora.


Gasly levou sua AlphaTauri ao sexto tempo, seguido da Renault de Ocon. A Ferrari ficou com os oitavo e nono tempos, respectivamente com Vettel e Leclerc. Albon levou a outra Red Bull à décima posição. Completaram os classificados para o Qualifyling 2: Ricciardo, Sainz, Russell, Kyviat e Norris.


Foram eliminados: Magnussen, Giovinazzi, Raikkonen, Gorsjean e Latifi, querodou ao final da sessão.


Q2


Tradicionalmente, o Qualifyling 2 registra o melhor tempo do final de semana e tão logo o cronômetro iniciou a contagem regressiva dos quinze minutos, os times foram ao asfalto. Curiosamente, nem todos optaram pelos pneus de macios, o de faixa vermelha, alguns escolheram os pneus médios, de faixa amarela, em uma tentativa de marcarem os melhores tempos. Lembrando que os pneus usados na melhor volta do Q2 são os mesmos que serão utilizados pelos pilotos na largada da corrida.


Bottas marcou em sua primeira volta lançada 1m25s015, o novo recorde da pista. Enquanto isso, Hamilton, que durante todo o final de semana tem sido mais lento que o finlandês, errou e acabou rodando, causando, assim, bandeira vermelha devido aos detritos que seu carro deixou na pista.


Naquele momento, Valtteri colocava uma incrível vantagem de mais de um segundo sobre o segundo colocado, Max Versttapen, seguido de perto por Charles Leclerc. Ricciardo, Gasly e Kvyat ainda não haviam marcado tempo.


Com o reinício da sessão, Hamilton foi o primeiro a ir para a pista, afinal, até aquele momento, figurava dentro da zona de desclassificação ao Q3. Entretanto, o inglês marcou um bom tempo em sua volta, suficiente para garantir sua participação na sessão seguinte.


Com o cronômetro zerado, os dez melhores e garantidos no Q3 foram: Bottas (Mercedes), Hamilton (Mercedes), Verstappen (Red Bull), Sainz (McLaren), Leclerc (Ferrari), Ocon (Renault), Ricciardo (Renault), Norris (McLaren), Vettel (Ferrari) e Stroll (Racing Point).


Foram eliminados: Gasly, Albon, Hulkenberg, Kvyat (que largará em 19°, por ter efetuados mudanças no câmbio antes de completar seis provas) e Russell.



Q3


Agora, os dez melhores pilotos do dia teriam poucos minutos para definirem suas posições de largada para o GP de Silverstone. Dessa vez, todos foram a pista utilizando os pneus macios, mais rápidos.


Lewis Hamilton, que durante todas as demais sessões de treinos foi sistematicamente mais lento que Bottas, mostrou a razão em ser um dos melhores pilotos da história. O inglês fez uma incrível volta em 1m24s616, quebrando o recorde da pista que havia sido estabelecido pelo companheiro de time minutos antes.


A seguir, os pilotos foram aos boxes para colocarem um novo jogo de pneus e seguirem para uma última tentativa. Mais uma vez, a estrela do inglês da Mercedes mostrou que brilha mais forte: Hamilton quebrou novamente o tempo recorde da pista e marcou a 1m24s303, colocando sobre Bottas a uma vantagem de 3 décimos de segundo.


Verstappen marcou a terceira volta, mais de um segundo de diferença para Hamilton. Leclerc largará em quarto, seguido de Norris, Stroll, Sainz, Ricciardo, Ocon e Vettel, respectivamente.



Tempos do Treino Classificatório em Silverstone — Foto: FOM / Reprodução



+ Veja tudo o que rolou no segundo treino livre, desta sexta-feira!



E AGORA?


O ZonaMista.net faz a cobertura completa do Grand Prix da Inglaterra, que terá largada dada às 10h10 deste domingo (02). Curta a nossa página no Facebook, onde colocamos todas as atualizações, e fique por dentro de tudo o que rola em SIlverstone! Clique aqui!

Comments


bottom of page