A equipe pediu para que os pilotos se dirigissem aos boxes durante a volta de apresentação
Livro de regras da FIA proíbe a ação
Por ZonaMista.net — Mogyoród, Hungria
A Haas perdeu duas posições no grid final, após o Grande Prêmio da Hungria, no Hungaroring. Os pilotos da equipe, Romain Grosjean e Kevin Magnussen, sofreram ambos punições severas de 10 segundos por serem auxiliados pelo rádio antes da largada, na volta de formação.
Como resultado dos acréscimos, os dois pilotos caem uma posição no grid: Magnussen, antes nono, terminará oficialmente em décimo, trocando posição com a McLaren de Carlos Sainz, e somando apenas um ponto na classificação. Grosjean será apenas o 16° colocado.
"Tendo considerado a questão extensivamente, os Comissários determinaram que o time instruiu o piloto a ir para os boxes", dizia um dos manifestos oficiais.
Segundo o livro de regras proposto pela FIA para a temporada 2020 da Fórmula 1, é terminantemente proibido instigar o piloto a realizar qualquer ação durante a volta de formação: "o piloto deve dirigir o carro sozinho e sem ajuda", consta no regulamento.
A instrução feita pela Haas teria sido para que os pilotos trocassem os pneus de chuva para os de pista seca, em função do tempo ameno naquele momento. A estratégia da Haas mostrou-se eficiente, já que Magnussen e Grosjean chegaram a ocupar as terceira e quarta posições No Grande Prêmio.
A temporada 2020 segue com os motores ligados! Daqui a duas semanas, com início das atividades na sexta-feira (31), com os treinos livres 1 e 2, os pilotos voltam ao asfalto na Inglaterra, para a rodada-dupla em Silverstone, na Inglaterra. O ZonaMista.net, claro, fará a cobertura completa do fim de semana! Curta a nossa página do Facebook para não perder nenhuma notícia da categoria, clicando aqui!
Comentários