Monegasco, que largaria em 11°, perdeu três posições no grid de largada
"[Kvyat] foi impedido por [Leclerc] nas curvas 9 e 10", segundo os comissários da prova
Por Valentin Furlan — Spielberg, Áustria
Após um Qualifying de dar dores de cabeça em Charles Leclerc, tenha certeza de que uma simples aspirina será pouco depois de os comissários da prova da Estíria avaliarem uma punição ao monegasco, que não conseguiu chegar ao Q3, e confirmarem uma perda de três posições ao ferrarista, que largará agora na 14ª posição.
Durante o Q2, justamente a sessão na qual foi eliminado precocemente, Leclerc teria "impedido" com que Kvyat desse sequência à sua volta rápida, conforme informou a direção da prova.
"As evidências em vídeo e as informações de telemetria claramente mostram que o Carro 26 [Daniil Kvyat] foi impedido pelo Carro 16 [Charles Leclerc] nas curvas 9 e 10", disseram os comissários.
"Embora as condições climáticas pudessem ter afetado a visibilidade ao através dos espelhos e o fato de o piloto não ter tido a intenção de impedir o outro carro, os Comissários determinaram que o Carro 16 precisa ter o conhecimento da aproximação do Carro 26, poderia ter agido de outra maneira e, por isso, impomos a penalização mencionada", completaram.
Segundo a F1, Leclerc ainda foi chamado pelos diretores por ter supostamente ignorado as bandeiras vermelhas ocasionadas por Giovinazzi, ao fim do Q1.
"A bandeira vermelha se deu no momento em que o piloto do Carro 16 se aproximava da Curva 9 e quando o piloto estava totalmente comprometido com a curva", avaliaram. "O piloto desacelerou rapidamente, não acelerou após a Curva 9 e considerou entrar no pit lane ao cruzar a linha branca da entrada dos boxes, mas sentiu insegurança para fazê-lo. O piloto reagiu apropriadamente, continuou no circuito e realizou a volta em velocidade segura", terminaram.
Com isso, a Williams de George Russel largará na 11ª posição, ótima posição para a equipe britânica, que há muito tempo largava dentre as últimas filas do grid de largada. Na frente, Hamilton ficou com a pole, seguido de Max Verstappen e Carlos Sainz.
A largada do GP da Estíria 2020, em Spielberg, acontecerá neste domingo, às 10h10. O ZonaMista.net fara a cobertura completa da corrida. Para ver o resumo e análise de todos os treinos do fim de semana, clique aqui!
Ferrari n me da mais as mesmas alegrias de antes...