Piloto da RBR fez o melhor tempo em 1m05s910; empurrados pelo motor Honda, Sergio Pérez e as duas AlphaTauris demonstraram ritmo muito consistente na sessão
Por Saulo Bastos — Spielberg, Áustria
25/06/2021 07h35
Saudações, amigo leitor do ZonaMista.net! Dando sequência ao segundo final de semana de nossa rodada-tripla, o circo da Fórmula 1 desembarca em Spielberg, perto da cidade de Zeltweg, no estado da Estíria, na Áustria, para a realização da 8ª etapa do Mundial.
Este é o GP da Estíria, que acontecerá no circuito Red Bull Ring, uma pista conhecida por ter curvas muitas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta, com dois bons pontos de ultrapassagem, no final da reta principal, antes da primeira curva, a Castrol, onde os carros chegam a 310 km/h e na reta entre as primeira e segunda curvas.
No ano passado, o TL1 foi liderado pelo mexicano Sergio Pérez, que, na ocasião, pilotava para a equipe Racing Point (atual Aston Martin). O tempo conquistado por Checo foi de 1m04s867, obtidos com pneus macios. O 2º foi Max Verstappen (Red Bull), também utilizando os compostos macios. A dupla da Mercedes veio na sequência, com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, ambos muito próximos aos dois primeiros, apesar de suas melhores voltas terem sido obtidas com os compostos médio.
E foi Max Verstappen o piloto a conquistar a melhor volta na primeira sessão de treinos. Com 1m05s910, o holandês ficou 256 milésimos à frente de Pierre Gasly, em um impressionante 2° lugar. Lewis Hamilton fechou o top 3, 678 milésimos atrás do líder.
Tão logo o cronometro iniciou a contagem regressiva de 60 minutos, ao contrário de outras épocas, a Mercedes foi uma das primeiras equipes a ir à pista. Um reflexo do atual momento da equipe, que, ao contrário dos outros anos, quando sobrava nas pistas, vem sendo batida por uma excelente Red Bull, que encontrou um equilíbrio perfeito com seu excelente chassi e o motor Honda.
Após 10 minutos de atividades, Max Verstappen (Red Bull) liderava a sessão com 1m06s936. Em segundo, vinha o francês Pierre Gasly (AlphaTauri), muito próximo de Max, dando indícios que os carros empurrados pelos motores Honda poderiam ter um final de semana muito bom. Na sequência, Lewis Hamilton (Mercedes) consegue fazer uma boa volta e assume a 2ª posição, seguido por Sergio Pérez (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).
Lembrando que no ano passado o melhor tempo dos treinos livres foi obtido por Verstappen, com 1m03s660, durante o 2° Treino Livre na sexta-feira, com a pista em condições normais. No sábado, o TL3 acabou cancelado devido a uma forte tempestade que atingiu a região do circuito. Inclusive, o Treino Classificatório ocorreu de baixo de chuva onde Hamilton conquistou a pole com elevados 1m19s273. Neste ano, há novamente previsão de chuvas tanto para o sábado quanto para o domingo, dia da prova.
Os carros das equipes dona da casa estavam nas primeiras posições, com 30 minutos completados: Versttapen, Gasly, Pérez e Tsunoda vinham travando uma disputa praticamente doméstica, com tempos muito próximos, obtidos com pneus de composto médio.
Bottas demorou a vir à pista pela primeira vez e marcou provisoriamente o melhor tempo, com 1m06386, utilizando os pneus de composto macios. O finlandês era seguido de perto de Hamilton, que, tampém com pneus macios, melhorou seu tempo até tomar, na volta seguinte, a primeira posição de Bottas, com 1m06s332.
Enquanto isso, no pelotão do fundo do grid, Kimi Raikkonen deu lugar na sessão a Robert Kubica, que não apresentava ritmo tão consistente com sua Alfa Romeo, uma vez que era apenas o último colocado. A título de comparação, seu companheiro de equipe, Antonio Giovinazzi, vinha em uma excelente 6ª posição.
Enquanto a Alpine conseguia ser as melhores do 'resto', quem não vinha tendo um momento bom na pista eram as duplas da Ferrari e McLaren. Enquanto pelo lado da equipe italiana Leclerc era o 10º e Sainz o 11º, na McLaren, o melhor colocado era Ricciardo, na 12ª posição. Norris era apenas o 16º.
Restando pouco mais de três minutos para o final da TL1, muitos carros foram à pista, a maioria utilizando os pneus de composto médio, demonstrando que naquele momento as equipes estavam mais focadas em colher dados para correção das imperfeições identificadas. Afinal, volta-se a lembrar que, devido ao local onde está localizado o circuito, a incidência de chuvas fortes é muito comum e, desse modo, o risco de cancelamento de alguma ou outra atividade é real, em função da baixa visibilidade do helicóptero médico, que necessita estar apto para voo por motivos de segurança.
Resultados
E agora?
A próxima sessão do fim de semana será o 2° Treino Livre, a ser realizado ainda nesta sexta-feira, às 10h. No sábado (26), o TL3 está programado para as 07h, enquanto o Treino Classificatório acontece às 10h, mesmo horário da corrida de domingo (27). O Zona Mista, como sempre, fará a cobertura de absolutamente todas as sessões. Siga nossas páginas no Facebook e no Twitter para não perder nada!
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