Veja a análise completa dos dados coletados durante os treinos que abrem o segundo fim de semana em Spielberg
Por Valentin Furlan — Spielberg, Áustria
02/07/2021 18h24
Em mais uma sexta-feira na Áustria, a nova gama de pneus realmente provou poder fazer a diferença. Além disso, a chuva permanece nos radares das equipes, que foram ao asfalto em duas sessões de treinos para conseguir o máximo de informação antes do Treino Classificatório. Por isso, vamos ao que foi coletado durante os treinos livres 1 e 2, que abriram o fim de semana do GP da Áustria...
Ritmo de classificação
Começando pelo ritmo de Treino Classificatório, que será disputado às 10h (de Brasília) deste sábado (03), o RB16B de Verstappen se mantém à frente, seguindo vitória incontestável no último fim de semana, quando manteve diferença na casa dos quatro segundos para o 2° colocado, Hamilton. A grande diferença foi a ascensão da Mercedes.
"Acho que [neste fim de semana] será muito apertado", disse Max. "Eles [Mercedes] definitivamente melhoraram. Então, sim, vamos ver amanhã no Treino Classificatório. Mas, claro, o mais importantes com esses compostos mais macios é deixá-los inteiros até o fim da corrida, o que será um desafio", comentou ao fazer referência à decisão da Pirelli de introduzir duas gamas diferentes de pneus para as duas rodadas na Áustria.
E Max está certo. A Mercedes, de fato, melhorou. Na verdade, o que se esperava era um pouco de mistério, já que a equipe alemã vem demonstrando problemas com o aquecimento de pneus e, portanto, deveria ser beneficiada com uma gama mais macia neste fim de semana. Mas, como tudo na Fórmula 1, não é assim tão simples assim. A região do autódromo conta com um clima extremamente volátil, o que ocasionou em uma diferença de 10°C entre a temperatura deste fim de semana para a da semana passada na região. Se chover, a equação fica ainda maior, uma vez que o asfalto esfriaria consideravelmente; por outro lado, a água também poderia se tornar um empecilho para Max imprimir o mesmo domínio do último encontro.
"[O carro estava] muito melhor do que na semana passada", disse Bottas após o TL2, onde terminou 189 milésimos atrás de Hamilton, no 2° lugar da tabela de tempos.
Outra equipe que surpreendeu foi a Aston Martin. Com Lance Stroll e Sebastian Vettel terminando, respectivamente, em ótimos 4 ° e 5° lugares, ficou claro que a equipe vem em uma ascensão e pretende seguir subindo degraus neste fim de semana. A performance terá que seguir até amanhã no Qualifying, contudo, sessão que vem sendo problema para a equipe nos últimos GPs.
Ainda no meio-campo, a AlphaTauri pode ter causado estranhamento apenas no 5° lugar, mas vale destacar que a equipe focou suas atividades de sexta-feira no desenvolvimento do tiro longo, como você verá a seguir. "Havia várias coisas que queríamos testar nos tiros longos, tentando entender os pneus e o ritmo de corrida, do meu lado", explicou Gasly. Ou seja, o ritmo imprimido não necessariamente – e provavelmente não – representa o fiel ritmo de classificação da equipe. Aguarde bons tempos para o TL3.
Um pouco mais acima, McLaren e Ferrari seguem travando disputa destemida pelo posto de 3ª equipe da temporada. Para alcançar o objetivo, a equipe londrina enseja que necessita da boa forma de Daniel Ricciardo o mais rápido possível. A Ferrari, por outro lado, aposta nos bons momentos vividos na última corrida, mas visa a melhorar no sábado – as posições de largada da equipe não têm sido boas, conforme avaliação interna.
Ritmo de corrida
A diferença por milésimos de segundo mostrada no gráfico abaixo nada comprova entre Mercedes e RBR: a decisão, de fato, ficará para domingo. No entanto, se alisar que a diferença entre as duas chegou a ser de dois décimos por volta neste quesito, é uma bela investida da equipe alemã em exterminar a diferença. Claro, ainda é cedo para cravar qualquer coisa e o 3° Treino Livre deve dizer mais, mas o ritmo está aí.
"[Estou] cuidadosamente otimista", disse Toto Wolff após a segunda sessão de treinos. "Eu espero mais potência [da Red Bull] vindo por aí. Mas nós melhoramos em alguns aspectos e isso é encorajador".
Olhando um pouco mais atrás, a Ferrari mais uma vez mostrou que um bom Treino Classificatório pode realmente ser o que falta para a equipe engrenar. A diferença para a McLaren quase encostou na casa dos três décimos – uma eternidade, já que serão novamente 71 voltas no Grande Prêmio de domingo.
"Na realidade, não foi tão ruim. Eu estou um pouco surpreso com a posição [no 2° Treino Livre]. Só ficamos devendo um pouco", disse Daniel Ricciardo, que terminou o TL2 em 15° lugar. "Não há nada que pareça estar fora do lugar com o equilíbrio do carro. Deve ser um pouco de tudo."
Por fim, AlphaTauri, Alpine, Alfa Romeo e Aston Martin tornam tudo em aberto na briga pelo top 10, a zona de pontuação. Ainda, fica a expectativa para a Williams, que chegou muito perto de pontuar com George Russel no Grande Prêmio da Estíria, mas não aparece como candidata clara à primeira parte do grid no domingo. A esperança da equipe reside em um bom lugar no grid de largada, onde a equipe realmente tem se mostrado forte na temporada.
Voltas ideais
Esta é a parte mais simples possível: a soma dos melhores mini-setores de cada piloto. Portanto, não envolve voltas únicas, mas, sim, uma média geral do que cada piloto produziu.
É aqui que o ponto sobre a Aston Martin segue. Lance Stroll realizou potencialmente uma das melhores corridas da sua carreira no último domingo, apesar de ter dito o contrário, e manteve a finesse nesta sexta-feira. A diferença para Vettel, seu companheiro de equipe, foi grande, mas há de se complementar que a briga no meio-campo é completamente indecifrável, com 10 ou 11 carros na briga. Mais, nada que apague o ótimo desempenho dos dois companheiros nesta sexta.
"É sexta-feira", lembrou Vettel, sorrindo. "Talvez fomos mais agressivos do que os outros, mas é definitivamente bom. Eu aceito. Tentamos algumas outras coisas também... Vamos ver amanhã. [Chegar ao] Q3 é o nosso objetivo."
Sergio Pérez também surpreendeu, mas por outro motivo. Após aparentar finalmente ter se encontrado na nova equipe, o mexicano teve apenas a 14ª melhor volta ideal, cerca de sete décimos atrás do companheiro Verstappen. Contudo, Checo até aqui não demonstrou ritmo muito consistente nas sessões de treino e, durante toda a sua carreira, sempre provou que o forte é o domingo.
Assim, entramos no sábado com absolutamente nada definido. Se na semana passada o domínio foi da Red Bull, nesta semana a Mercedes parece ter aprendido com alguns erros e ter se adaptado melhor à pista. Verstappen e Pérez, no entanto, seguem com um material forte e apostam nas atualizações e nos ajustes para o 3° Treino Livre para mais uma vitória em solo austríaco. No meio-campo, a coisa pouco muda de figura, com um incrível bolo de talentosos pilotos buscando poucas posições.
Soma-se a isso a possibilidade de chuva, a nova gama de pneus e as tantas voltas deletadas por exceder os limites da pista, e temos o cardápio posto para o Treino Classificatório deste sábado.
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