top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Áustria: Confira todos os detalhes do terceiro treino livre

  • Assim, como nas outras sessões, Mercedes foram mais rápidas

  • Verstappen e Pérez voltam a demonstrar bom ritmo


Por Saulo Bastos — Spielberg, Áustria


Carro da AlphaTauri retornando à garagem durante treino deste sábado (04) — Foto: Peter Fox / Getty Images

As atividades deste sábado no circuito Red Bull Ring começaram a todo vapor! Antes do início do terceiro treino livre, o comentário que mais se ouvia no paddock era a respeito do protesto rejeitado pela FIA da Red Bull Racing contra a Mercedes sobre o sistema DAS, que muda a convergência dos pneus dianteiros.


"Queríamos esclarecimentos", disse Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull.

"Nós queríamos protestar o quanto antes no fim de semana para que isso não interrompesse o resultado da corrida. Fosse legal ou ilegal na sexta, a Mercedes poderia receber a chance de retificar o problema de sábado para domingo", completou à Sky Sports.


Christian durante treino na volta da Fórmula 1 — Foto: Getty Images

Na pista, os cronômetros iniciaram o tempo regressivo de uma hora sob forte sol, sem público e já com mais atenção às equipes, posto que a os asfalto estaria em melhores condições de aderência devido ao emborrachamento deixado pelas atividades do TL1 e TL2, desta sexta (03).



Estreante Latifi causa bandeira vermelha


Nos primeiros minutos, as Ferraris marcaram o segundo e terceiro melhores tempos, mas sendo os únicos com pneus macios. Os demais seguiam com pneus duros e também anotando bons tempos, quando então o estreante Latifi, da Williams, atingiu o muro com seu FW43, causando uma bandeira vermelha. Os danos aparentemente foram pequeno, o que não deve lhe tirar do Qualifying.


Com a suspensão do treino, os tempos marcados eram um pouco abaixo que os de ontem, tendo Hamilton em primeiro, seguido de Vettel e Leclerc, um empolgado Ricciardo com sua Renault, Bottas, Verstappen, Stroll, Albon, Ocon e Sainz.



Últimos minutos de muita atividade na pista


De volta às atividades, os pilotos ainda tinham 24 minutos para acumular rodagem, marcar tempos e, principalmente, ajustar a configuração ideal a ser utilizada no classificatório, que definirá o grid de largada do primeiro GP do ano. Chamou atenção a Racing Point, de Pérez, que, em certo momento, passou soltando muita fumaça, mas nada mais que um pequeno susto.


Quanto aos tempos, foram minutos finais muito intensos, que confirmaram o excelente momento das Mercedes, sempre com Lewis Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Pela RBR, Max Verstappen mostrou que poderá, sim, rivalizar com a equipe de Hamilton, ficando em terceiro e apenas a 0,283 segundos acima do melhor tempo do inglês. Sergio Pérez mais uma vez foi muito bem com sua “Mercedes B” e anotou o quarto tempo, seguido de Leclerc, Albon, Vettel e Stroll. Gasly surpreendeu e marcou o nono tempo com a AlphaTauri e Lando Norris fechou o grupo dos dez primeiros.


Destaca-se que entre a primeira e a oitava posição tivemos os pares Mercedes, Red Bull, Ferrari e Racing Point, mostrando melhor preparo neste início de temporada.


No segundo pelotão, teremos uma briga interessante entre as McLaren, Renault e AlphaTauri, destacando que McLaren usa o mesmo motor da Renault, que já divulgou que não haverão atualizações neste ano, abrindo possibilidade para a equipe dos energéticos se sobressair nessa briga.


No fim, a Williams parece ensaiar uma melhora, algo realmente muito importante para a equipe, que passou recentemente por forte crise, sendo até mesmo cogitada a sua venda. Surpreende a Alfa Romeo, amargando um declínio comparado ao ano passado, quando teve bons momentos. Ainda, a Haas, que também teve bons momentos em 2019, chega com resultados ruins, que não devem facilmente melhorar. Vale lembrar que seu diretor esportivo, Guenther Steiner, já divulgou que a equipe não desenvolverá seus carros neste ano.


O Treino Oficial, que definirá o grid de largada do primeiro GP da Temporada 2020, acontecerá às 10h deste sábado e terá cobertura completa do ZonaMista.net.

Comments


bottom of page