Hamilton fica com a segunda posição no grid
Enquanto Leclerc é o 7°, Vettel sequer chegou ao Q2
Por Saulo Bastos — Spielberg, Áustria
O treino oficial que definiu o grid de largada foi um aperitivo interessante para os fãs da Fórmula 1, disputado segundo a segundo desde o Qualifying 1. Acompanhe todos os detalhes.
INÍCIO DOS TRABALHOS NO Q1
Um arrojado Max Verstappen encaixou uma volta excelente marcando 1m04s024, apenas 0,087 s do segundo colocado, Valtteri Bottas, que marcou 1m04s111. Lewis Hamilton anotou o terceiro tempo em 1m04s198. Na sequência tivemos Stroll, Leclerc, Sainz, Pérez, Vettel, Ricciardo, Gasly, Norris, Albon, Ocon, Kvyat e Grosjean, todos esses classificados para a segunda parte do Treino Classificatório.
Briga intensa: do primeiro e décimo terceiro colocado, a diferença de tempo de volta foi menor que um segundo.
Foram eliminados: Magnussen (Hass), Russel (Williams), Giovinazzi e Räikkönen (Alfa Romeo) e Latifi (Williams). Destaque para a Williams de Russel que por apenas 73 milésimos não avançou para o Q2. Ainda, destaque negativo para a Alfa Romeo, que confirmou o péssimo momento vivido com dois pilotos eliminados, um enorme retrocesso comparado ao desempenho do time no ano passado.
Q2 EQUILIBRADO
Conforme já esperado, foi marcado pelos melhores tempos do final de semana. Se Verstappen havia sido o mais rápido no Q1, o que se viu a seguir foi um show à parte de Bottas, que fez uma volta excelente e marcou 1m03s015, o melhor tempo do fim de semana até ali. Vale lembrar que o tempo de pole de 2019, de Charles Leclerc foi 1m03s003.
Hamilton marcou o segundo tempo em 1m03s096, apenas 81 milésimos abaixo de Bottas. Mais uma vez, a RBR foi bem e marcou o terceiro tempo, mas desta vez com Albon.
Lando Norris e uma empolgante McLaren anotaram o quarto tempo, seguido pelas Racing Points de Sergio Pérez e Lance Stroll. Sainz, Verstappen, Riccardo e Leclerc fecharam a sequência dos dez melhores e classificados para o Qualifying 3.
Foram eliminados Vettel, que errou no final de sua volta, a dupla da AlphaTauri Gasly e Kvyat, Ocon e Grosjean.
BRIGA PELA POLE NO Q3
Cronômetro em andamento e seguiram para a pista as duas Mercedes, seguidas das duas máquinas da McLaren. Bottas voou baixo e marcou o tempo de 1m02s939, pulverizando, assim, o tempo da pole do ano passado. Hamilton cometeu um pequeno erro no final da sua volta e anotou 1m03s061. Verstappen e Albon marcaram os tempos três e quatro, respectivamente, seguidos de Sainz, Stroll e Pérez. A seguir, as equipes foram aos boxes para troca de pneus e retorno ao asfalto para uma última tentativa.
Bottas vinha em volta lançada quando perdeu o controle de sua Mercedes e passeou pela caixa de brita. Lewis Hamilton teve em suas mãos a chance de tomar a pole, porém, cometeu novamente um erro e não fez mais do que apenas melhorar seu próprio tempo, ficando ainda, contudo, a 12 milésimos de seu companheiro.
Max Verstappen, marcou o terceiro tempo, mas vale lembrar que irá largar de pneus médios, apostando em uma estratégia diferente. Lando Norris levou a McLaren a um excelente quarto lugar. Alexander Albon (RBR), Sergio Pérez (Racing Point), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (McLaren), Lance Stroll (Racing Point) e Daniel Ricciardo (Renault) completaram os dez primeiros.
Ao final do treino o grid ficou definido assim:
A largada do primeiro GP da Temporada 2020, em Spielberg, acontecerá amanhã às 10h10. O ZonaMista.net fara a cobertura completa da corrida. Para ver o resumo e análise de todos os treinos do fim de semana, clique aqui!
Comments