Por Saulo Bastos, redator
Montmeló, Espanha
Apenas uma semana após o GP de Portugal, realizado no circuito de Portimão e que teve o inglês Lewis Hamilton como vencedor, o mundo da Fórmula 1 desembarca no já conhecidíssimo circuito da Catalunha, em Montmeló, na Espanha, para a disputa da 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2021.
E Hamilton foi o grande campeão do GP. O inglês bateu o companheiro de equipe e toda a pressão imposta pela RBR, conseguindo se distanciar ainda mais de Verstappen no campeonato de pilotos. Bottas ficou com a volta mais rápida. Assim, a diferença na tabela entre Max e o heptacampeão, passa a ser de 14 pontos.
Largada
Com um início de campeonato equilibrado, em uma ótima disputa entre Hamilton, da Mercedes e, Verstappen, da Red Bull, o GP deste domingo iniciou tendo como favorito o inglês, que, no treino classificatório, conquistou a pole position de número 100, em sua brilhante e vitoriosa jornada na Fórmula 1.
Assim ficou o top 10 no Qualifying: na pole positon, o inglês da Mercedes, que marcou a melhor volta do final de semana com o tempo de 1m16s741; em 2º, vinha Max Verstappen, da Red Bull, que ficou apenas a 36 milésimos acima; Valtteri Bottas era o 3°, seguido de Chales Leclerc, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Lando Norris e Fernando Alonso.
Carros alinhados, luzes vermelhas apagadas: Hamilton e Verstappen disputaram a 1ª posição até a curva 1, e o jovem holandês deu um 'chega pra lá' no inglês e assumiu a primeira posição. Enquanto iss,o Leclerc superou Bottas e assumiu a 3° lugar. Ocon fou superado por Ricciardo e Pérez, que assumiram, respectivamente, as 5ª e 6ª posições. Norris e Alonso mantiveram suas posições. Destaque para a largada do jovem estreante de Mick Schumacher, que cruzou a primeira volta em 16º.
Corrida
A partir da 2ª volta, Hamilton passou a fazer as melhores voltas da prova em sequência, mantendo a diferença para Max na casa de 1,5 segundos, quando Tsunoda acabou sendo obrigado a abandonar a prova por conta de um problema, provavelmente, elétrico ou hidráulico, causando a entrada do Safety Car. Após a retirada da AlphaTauri, foi dada a relargada e os pilotos mantiveram suas posições, com exceção de Lance Stroll, que conseguiu superar Fernando Alonso, para assumir a 10ª posição.
Enquanto isso, no pelotão de trás, a Williams, apostando em uma estratégia diferente, aproveitou a presença do safety car e fez, na mesma volta, a troca dos pneus de seus dois pilotos, substituindo os compostos macios pelos médios.
Assim, após 21 voltas, Max seguia na liderança da prova, com a vantagem para Hamilton sempre na casa de 1,3 segundos. A dupla já abria uma confortável diferença para o 3º colocado, Leclerc, que era seguido por Bottas, que não conseguia ultrapassar a Ferrari na pista. Foi o que forçou a Mercedes antecipar a parada do finlandês, que passou a fazer voltas rápidas e ganhou a 3ª posição quando Leclerc finalmente parou.
Com 30 voltas completadas, todos os pilotos já haviam realizado suas paradas de box para troca de pneus, com exceção de Raikkonen, que largou com pneus médios e ocupava a 8ª colocação, caminhando para completar a prova com apenas uma parada.
Enquanto isso, Lewis Hamilton e a Mercedes, que adotou uma estratégia diferenciada, vinha tirando a diferença para Max Verstappen, que já havia sido de 6 segundos, até um segundo. Era a chance de o inglês superar o holandês, uma vez que vinha na pista com pneus menos desgastados.
Na volta 43, a Mercedes antecipou a parada de Hamilton em uma clara tentativa de conseguir mais aderência nas últimas 23 voltas contra um Verstappen com pneus desgastados. Naquele momento, a diferença entre os pilotos era na faixa de 20 segundos, mas o inglês, naturalmente, começava a diminuir o intervalo. Sem dúvidas essa estratégia adotada pela Mercedes demonstrava ser a mais agressiva e ideal para as pretensões da equipe e seu piloto número 1.
Com 53 voltas completadas, Hamilton ultrapassa Bottas para reassumir a 2ª colocação. Uma manobra que não foi muito bem digerida pelo finlandês, que imediatamente foi para os boxes para realizar nova troca de pneus, calçando os compostos macios e, assim, fazer a tentativa de conseguir o ponto extra da melhor volta e também reassumir - e reassumiu - a 3ª posição, que perdeu para Leclerc durante a parada.
Na volta 59, com a Mercedes dando um espetáculo de estratégia, Lewis Hamilton superou Max Verstappen e assumiu a 1ª posição. E a Red Bull não podia fazer mais nada, a não ser garantir o ponto extra para sua equipe e piloto. Desse modo, Verstappen fez uma parada de box extra e retornou à pista com pneus macios para garantir o ponto.
Hamilton abre a última volta e brilhantemente vence a prova. Verstappen foi o 2º e Bottas, o 3º. Leclerc cruza a linha de chegada em 4º, seguido de Pérez, Ricciardo, Sainz, Norris, Ocon e Gasly.
Resultados
O que vem por aí?
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