top of page

VEJA TAMBÉM

Bottas assume culpa por acidente na largada na Hungria e comenta punição recebida: "Foi justa"

Finlandês foi pivô de acidente logo na largada da corrida deste último domingo

Por Redação do ZonaMista.net — Mogyoród, Hungria

02/08/2021 11h37

Momento em que Bottas acertava Pérez no GP da Hungria; ambos abandonaram a prova — Foto: Peter Kohalmi / Pool / AFP

Valtteri Bottas foi o centro das atenções quando o acidente na largada do GP da Hungria virou assunto na zona mista, depois da corrida. O finlandês veio a público e se desculpou pela manobra arriscada logo na primeira curva do Grande Prêmio, que teve Esteban Ocon como vencedor.

O que houve?

Bottas largou mal e foi ultrapassado por Lando Norris e Max Verstappen na reta principal, abrindo o GP. Contudo, na entrada da curva 1, o finlandês acabou freando tardiamente e acertou a traseira de Norris. Daí, um efeito 'strike': a McLaren acertou Verstappen e o próprio Bottas bateu em Sergio Pérez. Azar para a RBR, que, mesmo com a bandeira vermelha acionada pela direção de prova, não pôde consertar completamente o carro de Verstappen, que terminou em 10°.

O que Bottas disse?

"Foi um erro óbvio meu. Eu estava vindo de trás e depende de mim frear cedo o bastante. Mas eu julguei mal o ponto de frenagem, o que mostra que não é fácil frear nessas condições, mas eu deveria ter freado antes. Quando comecei a frear, me aproximei de mais do carro da frente e acabei travando as rodas e batendo no Lando, o que causou essa enorme bagunça. Estava difícil julgar o local da frenagem. E quando eu comecei, rapidamente vi que era tarde demais, mas aí não dá mais para fazer muita coisa."

"Você acaba perdendo um pouco da noção de onde você está em relação à curva 1. E fica mais difícil com o spray e sem saber quanto de aderência eu tinha. Mas isso é automobilismo e eu deveria ter freado antes", completou. "Temos um tipo de alvo que precisamos acertar com a embreagem para largar em seco e no molhado. Eu acertei esse alvo, mas ainda sofri com as rodas traseiras destracionando, o que não aconteceu na saída para a volta de apresentação. Eu vi que perdi temperatura dos pneus na volta de apresentação, então isso pode ser um fator."

O finlandês também comentou a punição que acabou sofrendo. Como abandonou a corrida, esta será aplicada no próximo GP, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

"Foi justa. Não é ideal, mas pelo menos na próxima corrida existe a chance de fazer ultrapassagens, então não é como se o fim de semana tivesse sido arruinado. Só tornará minha vida mais complicada, mas se essa é a decisão, então não há o que fazer", encerrou.

E agora?

A Fórmula entra no conhecido summer break, onde realiza uma parada de cerca de um mês para a próxima etapa do mundial, a ser realizada na Bélgica, como antecipado, em quatro semanas, no dia 31 de agosto.

Comentários


bottom of page