Por Redação – 25 de dezembro
O árbitro da final da Copa do Mundo do Catar, entre Argentina e França, respondeu às críticas emitidas pelo jornal 'L'Équipe com estilo. Durante entrevista coletiva nesta quinta (23), o polonês Szymon Marciniak utilizou uma foto em seu celular como argumento contra o periódico francês, que reclamava de um erro durante um dos gols argentinos na decisão.
As reclamações, embasadas no livro de regras da International Football Association Board (IFAB), que dita a anulação de um gol em caso de jogadores do banco de reservas estarem dentro de campo durante a construção da jogada, se referiam ao posicionamento de dois atletas do banco de reservas da Argentina em meio ao terceiro gol dos sul-americanos, já na prorrogação.
É possível, de fato, ver que os argentinos estão dentro das quatro linhas ainda com a bola em jogo, antes da finalização de Lionel Messi, eleito melhor jogador do Mundial. A arbitragem, inclusive, foi ajudada pelo relógio de pulso do polonês, recebendo a informação de que a bola havia passado a linha da meta.
Para Marciniak, no entanto, as críticas não tem tanto embasamento assim. Quando perguntado sobre o assunto, o árbitro, o primeiro da Polônia a apitar uma final de Mundial, puxou o celular e apresentou uma foto na qual é possível ver sete jogadores substitutos da França dentro do gramado durante um dos gols de Kyllian Mbappé.
"Os franceses não mencionaram esta foto", disse o juiz, mostrando o telefone. "Dá para ver sete franceses no campo quando Mbappé marca o gol".
Houve, ainda, a criação de uma petição online pedindo a realização de uma nova final por conta dos erros da arbitragem. O documento já possui mais de 220 mil assinaturas.
Messi e Mbappé foram os caras da decisão, com dois e três gols anotados, respectivamente. A finalíssima foi definida nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal e mais um gol para cada lado na prorrogação.
Comments