top of page

VEJA TAMBÉM

Adeus à lenda: a história de Don Shula na NFL

  • Histórico treinador morreu nesta segunda-feira (04)

  • Ele foi o técnico com maior número de vitórias na história da NFL e o único campeão invicto


Shula em tour, em 2009 — Chad J. McNeeley/U.S. Navy

Nesta última segunda-feira (04), a NFL amanheceu com uma notícia triste. O histórico técnico Don Shula faleceu aos 90 anos de idade na Flórida.


Don Shula deu início à carreira como jogador sendo selecionado na 9ª rodada do Draft pelo Cleveland Browns, em 1951. Logo em seu primeiro ano, teve uma campanha de 11 vitórias e apenas uma derrota e já mostrava sinais de que a carreira seria vitoriosa.


Depois de duas temporadas com os Browns, Shula foi trocado para o Baltimore Colts (hoje, em Indianápolis) e antes de se aposentar ainda passou uma temporada em Washington, jogando pelos Redskins, em 1957.


No ano seguinte, o ex-defensive back iniciou a sua carreira de técnico na Universidade da Virgínia. Depois, Kentucky. No fim, não demorou muito para que viesse a primeira oportunidade na NFL: em 1960, se tornou coordenador defensivo do Detroit Lions e, apenas três anos depois, teve sua primeira experiência como técnico principal. Mais: no seu antigo time, Baltimore Colts.


Don Shula comandando os Colts — Foto: Getty Images

Com os Colts, liderados pelo quarterback Johnny Unitas, Shula levou a equipe para o Super Bowl III, onde a equipe acabou derrotada pelo New York Jets, de Joe Namath. Era hora de respirar novos ares e Don chegou então ao time que o fez ter a notoriedade que conhecemos hoje.


Treinador durante derrota para os Jets, no Super Bowl III — Foto: USA Today

Em Miami, Don Shula conquistou títulos, transformou a franquia em um dos times mais temidos e com um recorde que dura até hoje. O técnico conquistou um título de forma invicta, com uma campanha de 17 vitórias que culminou no Super Bowl VII, disputado em Los Angeles. No caso, os Redskins eram favoritos para o título por um ponto, mas o resultado foi 14 a 7 para os Dolphins.


Don sendo carregado após vitória histórica no Super Bowl VII — Foto: Miami Herald/TNS

No ano seguinte mais uma vitória em Super Bowl: desta vez favorito, com 12 vitórias e 2 derrotas, o time enfrentou o poderoso Minnesota Vikings, em Texas, e saiu com a vitória por 24 a 7.


Don Shula também marcou sua história com os Dolphins por comandar um dos melhores quarterbacks que já entraram em campo, Dan Marino.


Em 1995, Don Shula deixou a profissão de técnico e se aposentou. Ao todo foram 347 vitórias como técnico (recorde que detém até hoje), 173 derrotas e 6 empates.


Comments


bottom of page