Por Ana Beatriz Zamai – 11 de setembro
No Grande Prêmio da Itália, em Monza, casa da Ferrari, Charles Leclerc (Ferrari), que conquistou pole position na corrida de classificação, teve uma boa largada e se manteve em primeiro. Com o grid um pouco diferente, novamente por punições de alterações nos carros, o grid de largada foi composto por George Russell (Mercedes), depois de Charles, Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Pierre Gasly (Alpha Tauri), Fernando Alonso (Alpine), Max Verstappen (Red Bull), Nyck De Vries (Williams), que está substituindo Alexander Albon, hospitalizado por conta de apendicite, Zhou (Alfa Romeo), Nicolas Latifi (Williams), Sebastian Vettel e Lance Stroll (Aston Martin), Sergio Perez (Red Bull), Esteban Ocon (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen e Mick Schumacher (Haas), Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri).
Vettel foi o primeiro a abandonar a prova, causando bandeira amarela e safety car virtual. Verstappen assumiu a liderança da prova com facilidade aos demais pilotos e tomando a posição de Leclerc quando o mesmo foi para o box trocar os pneus. George Russell manteve sua posição, seguido de Charles e Sainz, que escalou o pelotão.
Na metade da prova, as posições já estavam diferentes do que as do começo, com exceção de Leclerc, que com a troca de pneus do Max, voltou para sua posição de início: a liderança. Aos demais, o holandês esteve em segundo lugar, com a volta mais rápida, Sainz, Russell, Norris e Hamilton, outro que escalou o pelotão e ultrapassou Alonso, relembrando os velhos tempos.
Daniel Ricciardo perdeu posições quando fez sua troca de pneus, caindo de 4º para 11º, porém a tendência era colocar pneus duros, que demoram um pouco a reagir, e sair na frente de Gasly, o que funcionou. Sainz também, pelo mesmo motivo, caindo de 3º para 8º. Fernando Alonso foi o segundo a abandonar a prova por problemas no motor.
Com a segunda troca de pneus de Charles, Max assumiu novamente a liderança da prova, com distância de 20 segundos do segundo colocado, Leclerc. McLaren fez uma péssima troca de pneus em Lando Norris, facilitando a dupla ultrapassagem de Hamilton, sobre Norris e Gasly. Ricciardo teve melhora e subiu para oitavo, atrás de seu companheiro de equipe.
Faltando 12 voltas para o fim, Lance Stroll também abandona a prova, portanto a Aston Martin ficou completamente fora da corrida em Monza. No fim do pelotão, Mick Schumacher e Nicholas Latifi protagonizaram ultrapassagens: Mick ultrapassou o canadense, que deu o troco depois.
Com o bom tempo de pit stop da Red Bull com Sergio Perez, 2.1 segundos, o mexicano perdeu apenas uma posição, para Lando Norris. Faltando cinco voltas para o fim, Daniel Ricciardo é o quarto a abandonar a corrida por problemas no motor. Dessa vez o safety car real foi acionado. Os fãs de Fórmula 1 na internet comentam sobre "a maldição de Monza": Charles Leclerc ganhou em 2019, abandonou a prova em 2020; Pierre Gasly ganhou em 2020, abandonou em 2021; Ricciardo ganhou em 2021 e abandonou em 2022. Será que o ganhador de hoje abandona em 2023?
A corrida terminou com safety car pela falta de tempo. Max Verstappen consegue sua 30º vitória da carreira, seguido de Leclerc e Russell no pódio. Carlos Sainz, Hamilton, Perez, Norris, Gasly, De Vries, que conquistou piloto do dia, e Zhou foram os pilotos a pontuarem. Zhou, Ocon, Schumacher, Bottas, Tsunoda, Latifi e Magnussen foram os demais pilotos a completarem a corrida.
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